Leia o texto
Há muito, muito tempo, vivia na Grécia uma rainha de inigualável beleza. Seu nome era Helena, e o rei Menelau, seu esposo, a amava muito.
Um dia, o belo príncipe Páris, da cidade de Troia, abaixou-se por Helena e decidiu raptá-la. Dito e feito.
Indignado, o rei Menelau convocou o corajoso Odisseu para liderar um grande exército com a missão de resgatar a rainha.
Apis: Língua portuguesa, São Paulo, Ática, 2011
3 - Identifique os assuntos a seguir, escrevendo embaixo de cada a cor do parágrafo correspondente.
______________________________________________________________________________________________________
4 - O texto a seguir está fora de ordem. Enumere os parágrafos na ordem correta.
A Costureira das Fadas
(
JXUwMDZh
) – Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
(
JXUwMDZi
) Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.
(
JXUwMDY5
) Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
(Aperte em submeter para verificar seus acertos. As respostas corretas vão ser marcadas de verde e as erradas de rosa. Para verificar as respostas corretas, aperte "Apresentar respostas")